Por dentro de tudo


--- No dia 24 de setembro os alunos do 8º A e B da Escola M.Bela Vista, numa atividade interdisciplinar, acompanhados dos Profs. J.Jorge(L.Portguesa), Luci(História) e Alexandre (Matemática) foram visitar a Biblioteca Municipal de Teixeira de Freitas, localizada próximo ao Shopping.
     Alunos ouvem orientações sobre o funcionamento da biblioteca
                                                     
Lá desenvolveram uma atividade programada para a visita(fizeram uma relação dos livros existentes por amostragem) para em sala de aula elaborarem um gráfico tomando como base o ano de publicação das obras. No último passo os alunos irão elaborar uma carta e enviar à Secretaria Municipal de Educação abordando sobre o acervo da biblioteca, da necessidade de ampliação do mesmo, acompanhada dos gráficos.
Alunos no auditório da Biblioteca.
Momento de consulta aos livros
                                                          
Prof.Alexandre e os alunos na biblioteca...
                       

Meninas da equipe Pérola Negra, antes da encenação.
---  Durante a III unidade a turma do 9º ano fez a leitura da obra Do outro mundo, de Ana Maria Machado. Foram feitas várias atividades em sala de aula e em casa a partir da leitura(Painel de Leitura, Roda de Conversa.... a última foi a encenação do enredo da obra, muito bem organizado por uma das equipes de saula de aula(Pérola Negra), numa encenação simples mais bem organizada, mostraram que quando querem sabem fazer e que têm capacidade para tal. Parabéns à todas as equipes, é assim que se faz moçada!

"Quando Léo, Elisa, Mariano e Terê foram passar uns dias numa antiga fazenda, nunca imaginaram que iriam ver um fantasma. E, menos ainda, que iriam ficar amigos dele. Ou melhor, dela. O espírito que encontram é da jovem Rosário, uma ex-escrava da própria fazenda. Noite após noite, ela conta aos garotos a história secreta de sua morte. Agora, só eles podem fazer Rosário deixar de vagar eternamente pela propriedade. Por trás da aventura repleta de mistérios e surpresas, ganha destaque uma discussão profunda e sempre oportuna sobre a escravidão".

Alunos do 8º A durante aula de L.Portuguesa
Alunos do 8º B durante aula de L.Portuguesa

Encenação da obra Do outro mundo,
de Ana M.Machado(1 a  4)



- No início do ano letivo, geralmente as escolas procuram fazer atividades diversificadas, com a intenção de acolher bem os alunos, proporcionar uma melhor integração alunos x alunos x professor x direção x coordenação, enfim uma semana com dinâmicas, jogos, brincadeiras. No Bela Vista, além das dessas atividades feitas em sala de aula, os alunos dos turnos matutino e vespertino foram conduzidos ao auditório da Igreja Batista Monte Castelo para algumas atividades: palestra, orientações diversas, dinâmicas e músicas.
No período pré-carnavalesco, a escola sempre procurou fazer uma atividade ligada a este momento. Alguns professores trabalharam em sala de aula com esclarecimentos a respeito do assunto, pesquisas, etc. Na sexta-feira que antecedeu o carnaval, a escola foi decorada para esta atividade, notadamente com os alunos do turno vespertino, quando alguns dançaram em grupos, competição de dança e outras apresentações, todas voltadas para o carnaval. Parabéns aos organizadores e aos alunos que abrilhataram as atividades.

Palestra realizada na Igreja B.Monte Castelo, na primeira semana de aula



Pose da vice-diretora - Dulcinéia
Pose e curtição das profs. Arlene, Dilma e Ilza
Alunos no concurso de dança(carnaval)

Professores e alunos nos festejos do carnaval

_ A prof. Dôra (história) trabalhou com as turmas dos 7º A e B sobre "os feudos", momento em que fizeram várias maquetes enfocando o assunto e foram expostas em sala de aula. Veja as fotos da exposição do 7º A logo abaixo.


Os alunos do 7º A (vespertino-Prof.Ilza) na I unidade realizaram um trabalho no bairro Bela Vista, fotografando, entrevistando moradores, comerciantes, artistas.., após a leitura do livro "O mistério da casa amarela", de Giselda Laporta Nicolelis. Confira as fotos abaixo.










_ Os alunos do 5º ano(matutino) da prof. Lécia, visitaram uma das trilhas que a Suzano dispõe para visitação e exploração, foi um momento de intensa aprendizagem e encanto, pode-se perceber nos olhos dos meninos e meninas e da equipe que acompanhou-os (coordenadora, diretora e professora). Veja as fotos abaixo.
 
- O projeto Um poema em cada árvore, realizado pela Escola Municipal Bela Vista, em Teixeira de Freitas, uma ação de incentivo à leitura idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia na cidade de Governador Valadares/MG desde agosto de 2010.
Nesta edição de dezembro de 2012 a ação aconteceu na praça da Bíblia, em Teixeira de Freitas, como parte de um intercâmbio Cultural entre o Instituto e a escola.
É uma iniciativa finalista do Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, MEC e Fundação Santillana(Espanha).

_ No dias 03 e 06 de dezembro de 2012, aconteceu na Escola M. Bela Vista, a III edição do Festival de Dança (turnos Matutino e Vespertino), com a participação dos alunos das turmas do 6º ao 9º ano, sob a coordenação dos profs. Fabiane e Ueder. O festival teve o apoio da direção da escola e professores, premiando as melhores apresentações, individual e em grupo.


Aluno da Escola Bela Vista, tendo ao lado a diretora da escola(detalhe: pose da diretora!)