Atividades / disciplinas


Atividades(Gincana cultural) – Língua Portuguesa – Prof. J. Jorge Reis
III unidade - 9º Ano

1.
A) As equipes deverão alimentar os blogs com conteúdos voltados para a aprendizagem da turma e de demais alunos que acessarem os mesmos (o conteúdo deve estar voltado principalmente para a área de Língua Portuguesa e em segundo plano para as demais), a saber:
  • Todas as equipes deverão criar páginas no blog, de acordo com as atividades solicitadas;
  • Postar o conto de mistério de um integrante da equipe;
  • Entrevistas com professores, alunos, coordenadores, diretores, secretários...(com fotos);
  • Divulgação (com relato) dos eventos realizados pela escola e apresentações feitas durantes as aulas (com fotos); bem como, eventos do bairro, da cidade;
  • Participar do fórum (a equipe que tiver o maior número de participação terá 1,0 (um  ponto) na média da unidade);
  • Outros conteúdos que a equipe julgar necessário (vale a criação!);  
2 Divulgação do blog 
      Cada equipe deverá promover a divulgação do seu blog (enquetes, cartazes, panfletos, outros);

3. Soletrando; 

4. Atividades a partir da leitura do livro adotado
  
A - Fazer uma pesquisa sobre Literatura de Cordel.
        -Produzir o Cordel abordando os seguintes pontos : A família castigada pela seca, fome, cansaço,  fuga,   desespero, desejos dos personagens...         
         -Fazer apresentação do Cordel ( caracterizados );
        - Pesquisar a respeito de Graciliano Ramos : Quem foi? O que representa para a Literatura Brasileira? / Suas inspirações, manias, obras mais destacadas /curiosidades;
         -Selecionar a letra de uma música que tenha relação com temas abordados no livro;
         -Postar as atividades do grupo de trabalho, no blog;
         -Estimular a turma, entrar no blog e tercer comentários.

B. Fazer uma dramatização baseada na leitura do livro (o grupo pode escolher os capítulos para elaborar a dramatização).
       -Preparar o cenário para a apresentação (todos os componentes caracterizados ).
       -Confeccionar cartazes e colar em locais adequados, a fim de que outras turmas tomem conhecimento da atividade desenvolvida pelo grupo; 

C. Pesquisar sobre paródia.
        -Selecionar três letras de músicas que retratem questões abordadas no livro;
        -Construir as três paródias;
        -Confeccionar cartazes sobre paródias, colocar em lugares adequados;
        -Fazer apresentação das paródias (componentes caracterizados ).

D. Jornal Falado e Escrito
        -Pesquisar sobre jornal falado;
        -Criar notícias referentes às questões sociais abordadas no livro;
        -Destacar as notícias mais importantes em forma de Manchetes;
        -Preparar o cenário para a apresentação do jornal.

         
                                 


                                                                                                          Língua Portuguesa - Prof. Ilza 

Os alunos do 7º A (vespertino) na I unidade realizaram um trabalho no bairro Bela Vista, fotografando, entrevistando moradores, comerciantes, artistas.., após a leitura do livro "O mistério da casa amarela", de Giselda Laporta Nicolelis. Confira as fotos abaixo.








_ Os alunos do 5º ano(matutino) da prof. Lécia, visitaram uma das trilhas que a Suzano dispõe para visitação e exploração, foi um momento de intensa aprendizagem e encanto, pode-se perceber nos olhos dos meninos e meninas e da equipe que acompanhou-os (coordenadora, diretora e professora). Veja as fotos no ´Por dentro de tudo´.


- O projeto Um poema em cada árvore, realizado pela Escola Municipal Bela Vista, em Teixeira de Freitas, uma ação de incentivo à leitura idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia na cidade de Governador Valadares/MG desde agosto de 2010.
Nesta edição de dezembro de 2012 a ação aconteceu na praça da Bíblia, em Teixeira de Freitas, no dia 03 de dezembro de 2012como parte de um intercâmbio Cultural entre o Instituto e a escola.
É uma iniciativa finalista do Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, MEC e Fundação Santillana(Espanha).