Atividades(Gincana cultural) – Língua Portuguesa – Prof. J. Jorge Reis
III unidade - 9º Ano
1.
A) As equipes deverão alimentar os blogs com conteúdos voltados para a aprendizagem da turma e de demais alunos que acessarem os mesmos (o conteúdo deve estar voltado principalmente para a área de Língua Portuguesa e em segundo plano para as demais), a saber:
A) As equipes deverão alimentar os blogs com conteúdos voltados para a aprendizagem da turma e de demais alunos que acessarem os mesmos (o conteúdo deve estar voltado principalmente para a área de Língua Portuguesa e em segundo plano para as demais), a saber:
- Todas as equipes deverão criar páginas no blog, de acordo com as atividades solicitadas;
- Postar o conto de mistério de um integrante da equipe;
- Entrevistas com professores, alunos, coordenadores, diretores, secretários...(com fotos);
- Divulgação (com relato) dos eventos realizados pela escola e apresentações feitas durantes as aulas (com fotos); bem como, eventos do bairro, da cidade;
- Participar do fórum (a equipe que tiver o maior número de participação terá 1,0 (um ponto) na média da unidade);
- Outros conteúdos que a equipe julgar necessário (vale a criação!);
2. Divulgação do blog
Cada equipe deverá promover a divulgação do seu blog (enquetes, cartazes, panfletos, outros);3. Soletrando;
4. Atividades a partir da leitura do livro adotado
A - Fazer uma pesquisa sobre Literatura de Cordel.
-Produzir o Cordel abordando os seguintes pontos : A família castigada pela seca, fome, cansaço, fuga, desespero, desejos dos personagens...
-Fazer apresentação do Cordel ( caracterizados );
- Pesquisar a respeito de Graciliano Ramos : Quem foi? O que representa para a Literatura Brasileira? / Suas inspirações, manias, obras mais destacadas /curiosidades;
-Fazer apresentação do Cordel ( caracterizados );
- Pesquisar a respeito de Graciliano Ramos : Quem foi? O que representa para a Literatura Brasileira? / Suas inspirações, manias, obras mais destacadas /curiosidades;
-Selecionar a letra de uma música que tenha relação com temas abordados no livro;
-Postar as atividades do grupo de trabalho, no blog;
-Estimular a turma, entrar no blog e tercer comentários.
-Postar as atividades do grupo de trabalho, no blog;
-Estimular a turma, entrar no blog e tercer comentários.
B. Fazer uma dramatização baseada na leitura do livro (o grupo pode escolher os capítulos para elaborar a dramatização).
-Preparar o cenário para a apresentação (todos os componentes caracterizados ).
-Confeccionar cartazes e colar em locais adequados, a fim de que outras turmas tomem conhecimento da atividade desenvolvida pelo grupo;
C. Pesquisar sobre paródia.
-Selecionar três letras de músicas que retratem questões abordadas no livro;
-Construir as três paródias;
-Confeccionar cartazes sobre paródias, colocar em lugares adequados;
-Fazer apresentação das paródias (componentes caracterizados ).
D. Jornal Falado e Escrito
-Pesquisar sobre jornal falado;
-Criar notícias referentes às questões sociais abordadas no livro;
-Destacar as notícias mais importantes em forma de Manchetes;
-Preparar o cenário para a apresentação do jornal.
Língua Portuguesa - Prof. Ilza
Os alunos do 7º A (vespertino) na I unidade realizaram um trabalho no bairro Bela Vista, fotografando, entrevistando moradores, comerciantes, artistas.., após a leitura do livro "O mistério da casa amarela", de Giselda Laporta Nicolelis. Confira as fotos abaixo.
_ Os alunos do 5º ano(matutino) da prof. Lécia, visitaram uma das trilhas que a Suzano dispõe para visitação e exploração, foi um momento de intensa aprendizagem e encanto, pode-se perceber nos olhos dos meninos e meninas e da equipe que acompanhou-os (coordenadora, diretora e professora). Veja as fotos no ´Por dentro de tudo´.
Nesta edição de dezembro de 2012 a ação aconteceu na praça da Bíblia, em Teixeira de Freitas, no dia 03 de dezembro de 2012como parte de um intercâmbio Cultural entre o Instituto e a escola.
É uma iniciativa finalista do Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, MEC e Fundação Santillana(Espanha).